Sobre o Clube Gaúcho

26ª

Novemberfest

Reservas para associados vão até dia 15 de outubro

7 800O Clube Gaúcho, localizado na cidade de Santo Ângelo, estado do Rio Grande do Sul, situada a 442 quilômetros da capital Porto Alegre, fundado em 02 de fevereiro de 1902, partindo da iniciativa de Augusto Leonardo Salgado Guarita e mais 23 abnegados santo-angelenses, totalizando 24 sócios fundadores do clube.

Sua primeira sede foi instalada na casa denominada Chalé dos Pinheiro Machado em frente à praça que tem o mesmo nome, onde hoje se encontra o Colégio Onofre Pires.

Posteriormente em 1919 o clube adquiria um terreno, na esquina da rua Marques do Herval com a Bento Gonçalves onde está sua sede atual. Em 1920, sob a presidência do Coronel Bráulio de Oliveira, começava a construção de sua primeira Sede Social própria.

2.jpg

Depois disso na década de 60, sob administração do presidente Luiz Loureiro Kruel surgiu o projeto de construção de uma nova Sede Social encomendada ao engenheiro José Carlos Rousselet e ao arquiteto Léo Rockembach. E, embora levando algum tempo, se tornava realidade a nova sede do Clube Gaúcho, depois denominada “Palácio Metálico”, que foi concluída em fins de 1967 e permanece a mesma até hoje.

Passados alguns anos, com outro projeto pioneiro e também grandioso, o Clube Gaúcho expandiu suas atividades sociais e em 1985, sob a presidência de João Nicola Medeiros de Farias, foi criada a Sede Campestre do Clube Gaúcho com a compra de uma área de 12 hectares localizada na zona norte da cidade.

Atualmente este centenário clube conta com 114 anos de existência, um quadro social de 20.644 pessoas, (8.946 associados e 11.698 dependentes), que corresponde a 27% da população de Santo Ângelo, e possui duas sedes a Social e a Campestre. A Sede Social possui uma área construída de 2.737,40 m² e a Sede Campestre ocupa uma área de 12 hectares. Teve como primeiro presidente Augusto Leonardo Salgado Guarita.

Túnel do Tempo: Diretorias do Clube Gaúcho